sexta-feira, 16 de agosto de 2013

EREM José Vilela visita o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP)

Em parceria com a Secretária de Educação de Pernambuco, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP) abre suas portas para professores e alunos da rede estadual de ensino. O objetivo do convênio é capacitar professores na área de história pernambucana e, ao mesmo tempo, despertar nos estudantes o interesse pelo conhecimento e pesquisa através de visitas realizadas à sede do instituto.

Estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio do José Vilela foram os primeiros a fazer a visitação ao Instituto no dia 07 de agosto.

Estudantes do 2º ano B com o professor Williams Gomes e a equipe do IAHGP

Estudantes do 3º ano A com a professora Marta Maria e a equipe do IAHGP

Estudantes do 2º ano B

























Localizado na Rua do Hospício, no centro do Recife, o IAHGP é o mais antigo instituto do segmento do País. Fundado no século XVIII, o local guarda documentos originais que narram a história de Pernambuco e do Brasil, além de uma biblioteca e um museu com objetos decorativos, e utilitários, como aparelhos de jantar, prataria, vestuário e objetos pessoais em geral. O espaço também exibe grande quantidade de telas e retratos de figuras importantes da história, além de peças de mobiliário (mesas, cadeiras, armários, etc.) de casas urbanas e rurais, que traçam um interessante perfil da sociedade pernambucana.



“A iniciativa partiu da necessidade de aproximar estudantes, professores e sociedade em geral do nosso acervo. O local é bastante visitado, porém sempre por estudiosos da área, acadêmicos. Pretendemos ampliar esse público, contribuindo para a formação de crianças, despertando nelas o interesse pela história,” argumentou a gestora do convênio, Carmelita Passos, lembrando que a partir desta quarta-feira (07), o Instituto passa abrir suas portas a partir das 8h para facilitar as visitações.












O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) foi fundado em 1862. É o Instituto Histórico estadual mais antigo do Brasil. Ao longo dos seus 151 anos de existência ininterrupta, constituiu-se num referencial nacional e internacional. Seus acervos (biblioteca, arquivo e museu) e sua Revista representam uma fonte inesgotável para pesquisadores de várias áreas do saber. Autêntica casa de Pernambuco, o IAHGP é baluarte de defesa da história e da cultura do povo pernambucano.


 

Além das visitas para alunos a partir de 12 anos, a parceria também inclui uma programação para educadores e técnicos especialistas nas áreas das ciências humanas através de cursos e debates promovidos pelo IAHGP. Serão dois ciclos compostos por 10 palestras de temas variados, aos sábados, com carga-horária de 8 horas cada, e três cursos com carga de 20 horas. A programação se estende até abril de 2014. 
De acordo com o gestor da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação, Luciano Freitas, a seleção das escolas vem sendo feita pelas GREs que estão entrando em contato com os gestores das unidades para agendar as visitas. As escolas José Vilela e Álvaro Lins foram as primeiras da lista. 















Serviço: Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP)

Endereço: R. do Hospício, 130 - Boa Vista, Recife - PE, 50060-080
Telefone:(81) 3222-4952


 







Com informações de: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/ 
                                  http://www.institutoarqueologico.com.br/


Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela
Aqui o futuro começa todos os dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário