EMI - Humanas

Aqui você encontra as atividades mais significativas
realizadas no Ensino Médio Inovador da nossa escola
na área de Ciências  Humanas:

.   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .

Conferência com o senhor Gustavo Krause
Professora Adália Bacalhau

      Durante o III Bimestre os alunos do 1º ano (A e B), realizaram estudos sobre a influência da mídia na construção Ideológica da Sociedade.
      Discutimos a importância sobre o conhecimento das propagandas e informações que nos são passada.
      Nesse período eleitoral muitas são as ofertas de verdades que nos chegam e temos a necessidade de saber claramente o que é real e o que é só mídia. Sentindo a necessidade de tirar nossas duvidas quanto as reais funções e obrigações dos Vereadores e do Prefeito, que governarão nossa cidade, para assim escolhermos com consciência.
      Os alunos construíram em conjunto uma carta convite ao Senhor Gustavo Krause ,que já exerceu vários cargos público entre eles: Prefeito de nossa cidade. Nesta palestra conseguimos claramente diferenciar e identificar essas funções.
      Sabemos agora: o que vem da mídia deve nortear nossos esclarecimentos, mas não pode ditar nossa conduta Ética e Responsabilidade Social.
      Temos que saber até onde vai a verdade na propaganda antes de escolher qual destino seguir.
      Foi um excelente encontro entre a verdade da mídia e a formação politica dos nossos jovens cidadãos.

Professora Adália iniciando o diálogo entre os esudantes e o conferencista
 
Aluna Andreia fazendo pergunta
sobre as funções de prefeito e vereador
 
Aluna Andrezza perguntando sobre o processo eleitoral
 
.   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .   .

 
Julgamento simulado dos Meios de Comunicação Social
 
 
     Durante as aulas de Sociologia do primeiro ano B, no mês de setembro, o professor Anselmo Cabral propôs aos estudantes que se realizasse uma reflexão sobre a influência dos Meios de Comunicação na formação de opinião das pessoas e uma crítica sobre como as emisspras de tv, sites da interne e periódicos como jornais e revistas de grande circulação dispõem da concessão pública que têm para entreter e informar a população e até que ponto fazem isto de forma a garantir uma saudável reflexão sobre os valores humanos e democráticos.
     Os estudantes partiram para a pesquisa e a observação crítica desses meios organizando-se em equipes que, num grande julgamento, fariam acusações e defesas quanto à veracidade de informações que são veiculadas, a forma como essas notícias são elaboradas em diferentes veículos dependendo de sua linha ediorial (intencionalidade) e o peso que a leitura da realidade, realizada por esses meios de comunicação, tem na formação da opinião pública.
     Para os estudantes essa foi uma atividade que mobilizou amplamente a discussão e reflexão crítica e a competência da oralidade.