Biblioteca

Biblioteca Prof. Airton Simões
Escola José Vilela
_______________________________________________

Conheça aqui a nossa Biblioteca
e as atividades nela desenvolvidas:

ENTREVISTA com
Jucedi Lopes, bibliotecária

JV- A nossa Biblioteca tem o nome do professor Airton Simões. Por quê?
Jucedi- Em homenagem ao professor Airton Evangelista Simões, na época já aposentado, porém sempre presente e atuante.

JV- Atualmente, quantos títulos existem em disponibilidade na Biblioteca Prof. Airton Simões e qual o tratamento que recebem com relação à organização e à conservação do acervo?
Jucedi- No livro de tombamento estão registrados 14.175 exemplares entre dicionários, enciclopédias, didáticos, paradidáticos e outros. Organizamos os livros por disciplina e cada um recebe na lombada o número oficial do catálogo e as três primeiras letras do sobrenome do autor. Sem falar que periodicamente aspiramos o pó e anualmente descartamos os didáticos com mais de 10 anos de edição conforme recomendação da GRE Recife Norte.

JV- O que é necessário para que professores e funcionários possam fazer empréstimos de livros na nossa biblioteca?
Jucedi- Qualquer pessoa da escola deve apresentar um comprovante de residência e uma foto 3x4. Os estudantes também devem comprovar que estão matriculados e frequentando regularmente.

JV- No momento, que periódicos chegam em nossa biblioteca e como podem ser utilizados por estudantes e professores?
Jucedi- Recebemos os três maiores jornais em circulação no Estado de Pernambuco que, após uma semana, são disponibilizados para recorte. Também as revisas Continente; Nova Escola; Ciências Hoje; Revista de História da Biblioteca Nacional; Conhecimento Prático; Geografia; Língua Portuguesa, enre outras esporádicas.

JV- Que eventos são realizados pela Biblioteca Professor Airton Simões e quais seus objetivos?
Jucedi- Temos anualmente a Jornada de Pesquisa coordenada pelo professor Anselmo Cabral, o Momento Poético por mim coordenado e outras  atividades, como recentemente a apuração da eleição para o Grêmio esudantil, o projeto INDIQUE, reuniões, exibição de filmes em atividades didáicas específicas e concursos de redações e poesias.
___________________________________
MOMENTO POÉTICO

No dia 25 de maio aconteceu o nosso Momento Poético / 2012 (evento já tradicional na Escola José Vilela) e que neste homenageou o grande Rei do Baião Luís Gonzaga.
    O Momento Poético teve início a partir das 10h20min e contou com a participação de 50 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, dos turnos da manhã e da tarde, previamente inscritos na biblioteca da Escola.
     O evento é coordenado pela bibliotecária Jucedi e, nesta última edição, contou ainda com a colaboração das professoras Ana Paula e Maria da Cruz que prepararam apresentações a partir de temas do cancioneiro de Luis Gonzaga.
      A canção Assum Preto foi cantada pelo grupo inteiro e explicado pela professora Ana Paula como o rei do baião era capaz de criar obra de arte musical reproduzindo o modo de falar característico do sertenajo.
      Ensaiadas pela Professora Maria da Cruz, um grupo de estudantes do Ensino Fundamental apresentou lindo jogral com coreografia, sobre a Mãe Natureza.
     A ex-aluna e estudante do curso de Letras da Universidade Federal de Pernambuco Amanda, fez apresentação de uma crônica sobre a vida de Luis Gonzaga e a aluna do 2o. Ano A , Andréa Alencar fez apresentação de solo de violão e declamou um poema de sua autoria sobre Luis Gonzaga.
      O Momento Poético é uma ação da Biblioteca Prof. Airton Simões e coopera com o objetivo da Escola José Vilela de formar cidadãos críticos e sensíveis, preparados para realizar uma leitura do mundo cada vez mais ampla, através da fruição estética e do conhecimento das ciências e das artes.

Andréa Alencar fazendo solo de violão com música de Luis Gonzagsa

Amanda, fazendo leitura de crônica sobre Luis Gonzaga

Professora Ana Paula, cantando 'Assum preto', com os estudantes

Estudantes do Ensino Fundamental
apresentando jogral coreografado
sobre a Mãe Nartureza
(coordenação da profa. Maria da Cruz)

Professora Maria da Cruz
com as estudantes do jogral

Professora Luciene Andrade, gestora da Escola José Vilela
e Professora Jucedi, coordenadora do Momento Poético.