quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Estudantes da Escola José Vilela em Buíque


Estudantes e professores da Escola José Vilela
preparando-se para subir a Pedra Furada:
800 metros de altura, aventura e aprendizagens
    Entre os dias 23, 24 e 25 de novembro, 20 estudantes das três séries do Ensino Médio Inovador da Escola José Vilela acompanhados de cinco dos seus professores participaram de uma excursão à cidade de Buíque no Agreste do nosso Estado com a finalidade de conhecer in loco as características daquela região e as inscrições rupestres ali deixadas na pré-história brasileira.
    Os estudantes foram selecionados por uma comissão de professores que levaram em conta critérios como rendimento, comportamento, compromisso e boa capacidade de relacionamento e de atividade em equipe. Na tarde do dia 23, às 14h, o micro-ônibus da empresa Espaço Pedagógico , tendo como guia Turístico o Sr. Fabiano Barbosa partiu rumo a nossa excursão anual.
    Durante a viagem os estudantes puderam ir marcando no mapa de Pernambuco as cidades por onde iam passando e anotando as alterações que percebiam na paisagem, na vegetação , no clima e no relevo. Também recebiam informações a respeito da situação de seca que já é considerada a de maior duração nos últimos 30 anos.
    Nos dias da excursão os alunos e professores ficaram hospedados no Hotel Cruzeiro, em Arcoverde, e de lá o micro-ônibus saia a cada manhã, levando a equipe de excursionisas aos locais de aprendizagem e de aventura, sob um calor de aproximadamente 40 graus.
     Nos momentos de descontração dentro do transporte, alunos e professores organizaram um Sarau sobre rodas, onde se diziam poesias, o que é o que é, e canções.
     Entre os locais visitados destacam-se a Pedra do Cachorro, a Pedra do Elefante e a Pedra Furada. O Professor Willams Gomes solicitou dos estudantes a produção de fotografias para montagem de uma exposição que registre nas imagens as características nordestinas cantadas nas músicas de Luís Gonzaga e o Professor Anselmo Cabral solicitou a escrita de Crônicas de Viagem onde os estudantes puderam expressar suas emoções, aprendizagens e experiências.

Orientações sobre a vegetação local
 
Reconhecimento da topografia
 
Entrada do parque da Pedra Furada:
Entusiasmo pelo conhecimento do nosso Estado
 
Aula com Guia Fabiano Barbosa
sobre as inscrições rupestres na Pedra Furada
 
 

2 comentários:

  1. saudade de lá queria poder viver mais lá para ter mais conhecimento olhe que eu consegui muito mais memso assim eu peço obrigado a todos da gestão por essa oportunidade e pelo carinho amo vcs

    ResponderExcluir
  2. Estou com muitas saudades de lá foi uma passeio e uma aula espetacular....

    ResponderExcluir