segunda-feira, 17 de setembro de 2012

II Semana da Cidadania

         Entre os dias 10 e 14 de setembro de 2012, realizamos pela segunda vez a Semana da Cidadania da Escola José Vilela. Este evento tem por finalidade promover ações e reflexões que estimulem a prática da solidariedade e da luta em defesa pelos direitos humanos.
          Neste ano a Semana da Cidadania teve por tema: CONTRA TODA FORMA DE VIOLÊNCIA ACREDITAMOS NO DIÁLOGO E NA SOLIDARIEDADE e várias turmas se envolveram nas atividades de forma criativa e consciente. Para nós na Escola José Vilela a crítica é importante somente quando precedida de uma reflexão humanitária,
pois sem colocarmos em primeiro lugar o ser humano toda luta perde o seu sentido.
          Logo na segunda feira os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio aderiram à campanha das fitas e passaram a usar no peito broches coloridos onde cada cor representava uma ação, a saber: verde- dar um abraço amigo; vermelho- fazer elogios sinceros; amarelo- dizer sempre as palavras Obrigado, por favor, com licença. me desculpe, e branco, realizar boas ações dentro e fora da escola. Durante a semana os jovens e professores puderam trocar as fitas e experimentar diferentes ações. Também, no primeiro dia vários estudantes da sétima, oitava séries e primeiro ano foram para a rua realizar uma panfletagem no semáforo em frente à escola, sob a coordenação dos professores Anselmo Cabral, Luciene Andrade e Airton Simões, e ali em clima de alegria foram distribuidos com os motorisas, transeuntes e pedestres 800 panfletos com a temática da cidadania.
          Nos dias seguintes houve a apresentação do Cinema Cidadão organizado pelos professores Willams Gomes e Karina Almeida onde o tema da cidadania foi debatido a partir da sétima arte com distribuição de pipoca para todos os alunos. A professora Adália Bacalhau organizou com estudantes do terceiro ano o Bazar do Desapego e angariou fundos em prol de campnhas solidárias.
          Na quinta feira foi a vez da Mesa Redonda intitulada A SOLIDARIEDADE NAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS quando representates de várias instituições como da Creche espírita Lar do Hélio; da casa de recuperação Canaã e da AACD trouxeram ricas colaborações para nossa reflexão humanitária e cidadã. Representantes de várias turmas estiveram presentes a esta mesa redonda e interagiram com perguntas aos convidados.
          Os trabalhos foram finalizados na sexta feira com a visita a um abrigo de crianças portadoras de necessidades especiais, onde nossos estudantes sob a coordenação da professora Manuela Travasso fizeram animação culural e a entrega de gêneros de limpesa.
          Agradecemos a Deus pelo bom êxito dessa Semana da Cidadania, fruto da colaboração de nossos professores e da interação de nossos estudantes, cada vez mais conscientes de que somente com muito esforço se pode realizar uma formação inovadora e eficaz. Parabéns a todos!

 
 
 
 
 
Canta, canta minha gente
deixa a tristeza prá lá.
Canta forte, canta alto
que a vida melhorar!!!
 


2 comentários: