sábado, 1 de setembro de 2012

José Vilela internacional

Professora Nayara Perla
representando nossa escola na Argentina
        Nossa escola mais uma vez inova! Com o tema : Educação sexual : Abordagem positiva para a saúde Mental dos educandos . A professora Nayara Perla, teve seu projeto aprovado e apresentado no Congresso Internacional de Saúde Mental na Argentina, entre os dias 28,29 e 30 de maio. A professora tem experiência com saúde mental,   trabalha com gênero e diversidade na escola e coordena um projeto desde 2010, de educação sexual denominado " Projeto Cereja" onde junto com educandas multiplicadoras trabalham de acordo com as Diretrizes nacionais  para a Atenção Integral á saúde de  adolescentes e jovens na promoção, proteção de doenças sexualmente transmissíveis  / HIV e redução de
gravidez na adolescência. 
         O PROJETO  fundamenta-se no Programa de Saúde na Escola. Paralelamente a professora coordena um outro grupo de educandos os " Redutores de danos", buscando a conscientização e a redução do uso e abuso de álcool, tabagismo e outras  drogas entre os alunos através de ações conscientizadoras.
         Um dos resultados do seu trabalho apresentado relaciona-se com a vulnerabilidade dos educandos em relação ao inicio da vida sexual. Dos alunos entrevistados um total de 254 ,  42,1% não utilizaram o preservativo na sua primeira relação sexual , ocorrendo uma
preocupação devido a vulnerabilidade do grupo as  doenças sexualmente transmissíveis / HIV e gravidez na adolescência .
          O trabalho segue, as dificuldades são muitas mas os educandos, sempre estão ali presentes e participativos.

2 comentários:

  1. Muito bom ver professores comprometidos com a educação e levando o nome não só do nosso país como também de nosso estado para outros paises, parabéns professora Nayara Perla pelo empenho e desprendeimento nesta jornada.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para a Professora Nayara, que não mede esforços para discutir esta temática. Além disso, disseminar nos diversos cantos do mundo. Sabe-se que esta é uma discussão rica e tem como objetivo estimular uma consciência social e humana participativa. Já que o uso de drogas tem se revelado importante problema de saúde pública tendo prejuízos social e econômico.

    ResponderExcluir