quarta-feira, 4 de abril de 2012

No Museu do Estado de Pernambuco


Professores da
Escola José Vilela
que acompanharam a excursão
ao mepe
          A manhã do dia 4 de abril trouxe para 31 estudantes da Escola José Vilela a oportunidade de um grande 'mergulho' na história e na cultura pernambucana por meio de uma visita ao Museu do Estado de Pernambuco (mepe) que realizaram sob a coordenação dos professores Maria Luciene, Airton Simões, Anselmo Cabral e Williams Gomes.
          Na visita, os nossos alunos  agrupados em duas equipes, puderam conhecer o espaço Cícero Dias também sediado nas dependências do mepe e, em seguida, seguiram para uma incursão no andar térreo e primeiro andar do casarão sede do museu, antiga propriedade do Barão de Beberibe.
          Do acervo do museu, o grupo de estudantes da Escola José Vilela formado por alunos de 8a. série do Ensino Fundamental ao  terceiro ano do Ensino Médio tiveram contato com peças de várias épocas históricas do nosso Estado, podendo tecer relações de sentido e de significados políticos e culturais a partir das explicações que recebiam e das perguntam que, ao formularem, demonstravam estar conectados com a importância do acervo exposto.
Nosso grupo de estudantes
chegando ao mepe
          Alguns momentos mais marcantes da excursão no primeiro andar do casarão foi a observação das fotografias da cidade do Recife que apresentam a disposição urbanística da cidade antes das reformas ocorridas no início do século XX, e que permitem visualizar as intervenções realizadas no espaço público por razões do esforço de modernização que ocorreu em todo o país após a proclamação da República.
Na construção do conhecimento
a interação afetiva
entre alunos e professores
auxilia na transmissão de valores.
Este é um objetivo básico
na nossa escola
          No andar superior do casarão sede do mepe, o conjunto de pinturas, mobiliário e peças decorativas de vários séculos possibilitaram uma viagem pela história e suscitaram indagações capazes de estimular a curiosidade histórica. Embora não seja permitido fotografar dentro do museu, é certo que nossos estudantes registraram em sua memória as informações recebidas e guardaram consigo o desejo de voltar outras vezes ao mepe e continuarem avançando no seu aprendizado histórico e artístico.

Um comentário:

  1. A esse passeio nao pude comparecer por pura falta de consideração com os professores e aluno eu perdi esse incrivel passei por preguisa de minha parte peço desculpa para todos eu mim comprometi em comparece a esse grande evento e na hora eu nao consegui estar la no momento exato desculpa a todos

    ResponderExcluir