domingo, 14 de abril de 2013

Visita à Exposição "Recife Horizontes Que Habitam"





Aula-passeio com estudantes do 1º C e 1º A da Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela para a exposição "Recife Horizontes Que Habitam" em homenagem ao aniversário da cidade de Recife (476 anos) na Torre Malakoff (Recife Antigo).

Na ocasião, os estudantes foram acompanhados pelos professores Karina Almeida de Geografia e Williams Gomes de História.




A mostra “Recife Horizontes que Habitam” contou com fotos históricas que fazem parte do acervo da Marinha do Brasil, como cenas da construção do cais do porto da cidade em 1913.

Durante a exposição, que se alongou por todo o mês de março, os visitantes ainda assistiram ao premiado curta-metragem de Kátia Mesel, "Recife de Dentro Para Fora", que alia fotografia e vídeo para passear pela cidade nas caldas do Rio Capibaribe, baseado no poema intitulado “O Cão Sem Plumas” do poeta modernista João Cabral de Melo Neto, musicado por Geraldo Azevedo e interpretado por ele, Zé Ramalho e Elba Ramalho. 

A exposição ainda contou com um grandioso painel fotográfico da visão dos estudantes da rede pública sobre o Bairro do Recife atual e a intervenção do grafiteiro Galo de Souza. 







As fotografias em amostra pertencem ao acervo histórico da Marinha do Brasil e remetem ao processo de construção do cais do porto há exatamente um século, em 1913.  Histórico para a Marinha, para o porto e para a capital pernambucana, o momento é comemorado através do encontro da nova geração de recifenses com este passado recente da cidade.










O curta-metragem “Recife de Dentro Para Fora”, de Kátia Mesel, é baseado no poema "O Cão Sem Plumas", de João Cabral de Melo Neto, com depoimento do poeta. O vídeo analisa uma realidade um tanto cruel da capital pernambucana através das transformações do rio Capibaribe e da população ribeirinha com seu cotidiano de dificuldades e lutas pela sobrevivência.






Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela
Aqui o futuro começa todos os dias!



Um comentário:

  1. Re-pesquisando sobre a repercussão de nossa exposição, acabei encontrando o blog de vocês.
    Parabéns pela atenção que dão ao conhecimento, e esse carinho e preocupação com a educação, em documentar e eternizar a visita à Exposição Recife Horizontes que Habitam.

    Em nome da Equipe Educativa da Torre Malakoff, também agradeço essa atenção ao nosso trabalho, pois é essa repercussão que esperamos, ecoando nas escolas esse diálogo sobre arte, história e cidadania!

    Pollyanna Queiroz

    ResponderExcluir