segunda-feira, 17 de setembro de 2012

II Semana da Cidadania

         Entre os dias 10 e 14 de setembro de 2012, realizamos pela segunda vez a Semana da Cidadania da Escola José Vilela. Este evento tem por finalidade promover ações e reflexões que estimulem a prática da solidariedade e da luta em defesa pelos direitos humanos.
          Neste ano a Semana da Cidadania teve por tema: CONTRA TODA FORMA DE VIOLÊNCIA ACREDITAMOS NO DIÁLOGO E NA SOLIDARIEDADE e várias turmas se envolveram nas atividades de forma criativa e consciente. Para nós na Escola José Vilela a crítica é importante somente quando precedida de uma reflexão humanitária,
pois sem colocarmos em primeiro lugar o ser humano toda luta perde o seu sentido.
          Logo na segunda feira os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio aderiram à campanha das fitas e passaram a usar no peito broches coloridos onde cada cor representava uma ação, a saber: verde- dar um abraço amigo; vermelho- fazer elogios sinceros; amarelo- dizer sempre as palavras Obrigado, por favor, com licença. me desculpe, e branco, realizar boas ações dentro e fora da escola. Durante a semana os jovens e professores puderam trocar as fitas e experimentar diferentes ações. Também, no primeiro dia vários estudantes da sétima, oitava séries e primeiro ano foram para a rua realizar uma panfletagem no semáforo em frente à escola, sob a coordenação dos professores Anselmo Cabral, Luciene Andrade e Airton Simões, e ali em clima de alegria foram distribuidos com os motorisas, transeuntes e pedestres 800 panfletos com a temática da cidadania.
          Nos dias seguintes houve a apresentação do Cinema Cidadão organizado pelos professores Willams Gomes e Karina Almeida onde o tema da cidadania foi debatido a partir da sétima arte com distribuição de pipoca para todos os alunos. A professora Adália Bacalhau organizou com estudantes do terceiro ano o Bazar do Desapego e angariou fundos em prol de campnhas solidárias.
          Na quinta feira foi a vez da Mesa Redonda intitulada A SOLIDARIEDADE NAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS quando representates de várias instituições como da Creche espírita Lar do Hélio; da casa de recuperação Canaã e da AACD trouxeram ricas colaborações para nossa reflexão humanitária e cidadã. Representantes de várias turmas estiveram presentes a esta mesa redonda e interagiram com perguntas aos convidados.
          Os trabalhos foram finalizados na sexta feira com a visita a um abrigo de crianças portadoras de necessidades especiais, onde nossos estudantes sob a coordenação da professora Manuela Travasso fizeram animação culural e a entrega de gêneros de limpesa.
          Agradecemos a Deus pelo bom êxito dessa Semana da Cidadania, fruto da colaboração de nossos professores e da interação de nossos estudantes, cada vez mais conscientes de que somente com muito esforço se pode realizar uma formação inovadora e eficaz. Parabéns a todos!

 
 
 
 
 
Canta, canta minha gente
deixa a tristeza prá lá.
Canta forte, canta alto
que a vida melhorar!!!
 


domingo, 2 de setembro de 2012

Contra o tabagismo

Estudantes do Ensino Médio da Escola José Vilela
chegado para assistir a palestra cotra o tabagismo
 
Estudantes ministrando a palestra anti tabagismo no turno da manhã 
        
         29 de agosto foi o dia nacional de combate ao tabagismo. Para vivenciar esta data, os alunos da Escola José Vilela que paricipam do projeto REDUÇÃO DE DANOS coordenado pela Professora Nayara Perla, ofereceram uma palestra sobre os riscos causados à saúde pelo vício do cigarro e de outras drogas que encontram no cigarro uma porta de entrada para o organismo.
         A palestra foi minisrada nos três turnos e pelos próprios estudantes que, neste projeto, têm se tornado verdadeiros protagonistas juvenis e muliplicadores de orientações sobre qualidade de vida.
         Além da palestra, os alunos do projeto REDUÇÃO DE DANOS também afixaram cartazes de conscientização na escola e distribuiram folderes educativos.
         Parabéns a todos os envolvidos neste lindo projeto que acontece em nossa Escola!

sábado, 1 de setembro de 2012

José Vilela internacional

Professora Nayara Perla
representando nossa escola na Argentina
        Nossa escola mais uma vez inova! Com o tema : Educação sexual : Abordagem positiva para a saúde Mental dos educandos . A professora Nayara Perla, teve seu projeto aprovado e apresentado no Congresso Internacional de Saúde Mental na Argentina, entre os dias 28,29 e 30 de maio. A professora tem experiência com saúde mental,   trabalha com gênero e diversidade na escola e coordena um projeto desde 2010, de educação sexual denominado " Projeto Cereja" onde junto com educandas multiplicadoras trabalham de acordo com as Diretrizes nacionais  para a Atenção Integral á saúde de  adolescentes e jovens na promoção, proteção de doenças sexualmente transmissíveis  / HIV e redução de
gravidez na adolescência. 
         O PROJETO  fundamenta-se no Programa de Saúde na Escola. Paralelamente a professora coordena um outro grupo de educandos os " Redutores de danos", buscando a conscientização e a redução do uso e abuso de álcool, tabagismo e outras  drogas entre os alunos através de ações conscientizadoras.
         Um dos resultados do seu trabalho apresentado relaciona-se com a vulnerabilidade dos educandos em relação ao inicio da vida sexual. Dos alunos entrevistados um total de 254 ,  42,1% não utilizaram o preservativo na sua primeira relação sexual , ocorrendo uma
preocupação devido a vulnerabilidade do grupo as  doenças sexualmente transmissíveis / HIV e gravidez na adolescência .
          O trabalho segue, as dificuldades são muitas mas os educandos, sempre estão ali presentes e participativos.