quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Estudantes da Escola José Vilela em Buíque


Estudantes e professores da Escola José Vilela
preparando-se para subir a Pedra Furada:
800 metros de altura, aventura e aprendizagens
    Entre os dias 23, 24 e 25 de novembro, 20 estudantes das três séries do Ensino Médio Inovador da Escola José Vilela acompanhados de cinco dos seus professores participaram de uma excursão à cidade de Buíque no Agreste do nosso Estado com a finalidade de conhecer in loco as características daquela região e as inscrições rupestres ali deixadas na pré-história brasileira.
    Os estudantes foram selecionados por uma comissão de professores que levaram em conta critérios como rendimento, comportamento, compromisso e boa capacidade de relacionamento e de atividade em equipe. Na tarde do dia 23, às 14h, o micro-ônibus da empresa Espaço Pedagógico , tendo como guia Turístico o Sr. Fabiano Barbosa partiu rumo a nossa excursão anual.
    Durante a viagem os estudantes puderam ir marcando no mapa de Pernambuco as cidades por onde iam passando e anotando as alterações que percebiam na paisagem, na vegetação , no clima e no relevo. Também recebiam informações a respeito da situação de seca que já é considerada a de maior duração nos últimos 30 anos.
    Nos dias da excursão os alunos e professores ficaram hospedados no Hotel Cruzeiro, em Arcoverde, e de lá o micro-ônibus saia a cada manhã, levando a equipe de excursionisas aos locais de aprendizagem e de aventura, sob um calor de aproximadamente 40 graus.
     Nos momentos de descontração dentro do transporte, alunos e professores organizaram um Sarau sobre rodas, onde se diziam poesias, o que é o que é, e canções.
     Entre os locais visitados destacam-se a Pedra do Cachorro, a Pedra do Elefante e a Pedra Furada. O Professor Willams Gomes solicitou dos estudantes a produção de fotografias para montagem de uma exposição que registre nas imagens as características nordestinas cantadas nas músicas de Luís Gonzaga e o Professor Anselmo Cabral solicitou a escrita de Crônicas de Viagem onde os estudantes puderam expressar suas emoções, aprendizagens e experiências.

Orientações sobre a vegetação local
 
Reconhecimento da topografia
 
Entrada do parque da Pedra Furada:
Entusiasmo pelo conhecimento do nosso Estado
 
Aula com Guia Fabiano Barbosa
sobre as inscrições rupestres na Pedra Furada
 
 

Apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife



Nossa chegada
ao Teatro Santa Isabel
    
     No dia 13 de novembro nossos estudantes foram convidados para assistir a uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife no Teatro Santa Isabel. Para assistir a aula espetáculo foram selecionados os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio que participam das atividades do Coral da Escola e também os que estão envolvidos nas aulas de teatro.
     Na ocasião nossos estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do Teatro Santa Isabel e, durante a apresentação musical, ouviram separadamente os sons dos diferentes instrumentos, de cordas, metais e madeira, que compõem uma orquestra.
Cidadania e educação musical
 
Aos estudantes presentes
os músicos apresentaram separadamente
os sons de cada instrumento