sábado, 14 de setembro de 2013

Horário das avaliações do III Bimestre

O Blog compartilha as datas das avaliações do III Bimestre:



Observação: as avaliações das disciplinas de Empreendedorismo e Direitos Humanos para as turmas dos 1º anos serão no dia 23/09.


SAIBA MAIS

Dicas e orientações de como estudar para as provas escolares


É comum vermos os jovens estudantes tentando fugir de estudar em casa, mas é importante que eles tenham em mente a importância do estudo diário e não só na véspera da prova. O estudo em casa deve ser uma tarefa contínua, porque o conteúdo programático dessa fase da educação é muito extenso e por muitas vezes podem existir dificuldades de aprendizado ou de fixação e memorização.

Para combater este mal, tantas vezes corriqueiro no dia a dia dos adolescentes, é preciso que eles façam a experiência de estudar diariamente por, pelo menos, um mês e verificar se o “sacrifício” compensa ou não. Com empenho vai ser fácil perceber o quanto estudar será fácil, as aulas se tornarão mais interessantes e as provas serão feitas como se fossem exercícios da tarefa de casa.

Como começar

Primeiramente, coloque como meta o ato de não estudar só na véspera da prova e jamais utilizar o período da madrugada para estudar. Além de não haver concentração suficiente nesta hora, o aluno fica com sono e não presta atenção na aula do dia seguinte. O ideal é criar um programa de estudos que acompanhe as suas aulas no colégio. Por exemplo, se durante a manhã você tem aula de Português, História, Geografia e Física então reserve quatro horas do seu dia para revisar o conteúdo dado em sala de aula e resolver exercícios (a única forma de se treinar as disciplinas exatas é resolvendo exercícios).

Mas, atenção! Quatro horas é um tempo suficiente para se dedicar ao estudo em casa (sem contar o tempo que fica na escola), mas se você precisar ficar um pouco mais de tempo para estudar para uma prova, por exemplo, não se esqueça de jamais ultrapassar cinco horas, sob pena de o seu esforço ser em vão. Afinal, o seu cérebro também precisa descansar e depois de certo tempo entra em sobrecarga e o conteúdo literalmente “se esparrama” da sua cabeça, não fica nada. Portanto, sem exageros!

O estudo diário ajuda a prevenir os desesperos de véspera de prova, já que estudando só no último dia você vai adquirir dúvidas que não poderão ser sanadas pelo professor. Mas, se você está com o conteúdo em dia e resolver dar uma revisada um pouco antes da prova, cuidado! As informações lidas por você nesse período poderão criar falsas associações e destruir o trabalho de um mês inteiro! Nesse tempo o melhor é relaxar, manter uma respiração calma e esvaziar a mente para que o conteúdo pedido nas questões flua naturalmente.

E lembre-se que além de estudar é preciso reservar um tempo para o lazer e para praticar exercícios, que ajuda a eliminar a tensão do cotidiano e prepara o corpo para aguentar mais uma maratona de estudo.

Por Marla Rodrigues
Equipe Brasil Escola


Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela
Aqui o futuro começa todos os dias!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

2º Momento Poético 2013 em homenagem aos 50 anos da EREM José Vilela

O Blog compartilha o sucesso do 2° Momento Poético 2013, realizado no dia 28 de agosto,  em homenagem aos 50 anos da EREM José Vilela.


O Blog parabeniza, especialmente, a funcionária Jucedi Lopes, pelo esforço e dedicação na realização do evento







Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela
Aqui o futuro começa todos os dias!

EREM José Vilela tem aula-passeio na Barragem de Tapacurá

As turmas do 1º ano do Ensino Médio da EREM José Vilela participaram de uma aula- passeio na Barragem de Tapacurá.


No local, tiveram informações sobre o meio ambiente, as características do espaço geográfico e a função de Tapacurá, que produz, aproximadamente, 36% do volume distribuído na 
Região Metropolitana do Recife, abrangendo a Cidade do Recife, São Lourenço da Mata, 
Camaragibe e Jaboatão (sede, Socorro e Sucupira).


A coordenadora da aula-passeio, professora Rosélia Pereira, que leciona Biologia, Química e Física, explicou que "o objetivo da aula-passeio foi conhecer o tratamento da água, desde a captação dos mananciais até a distribuição da água tratada para a rede.


A visita fez parte das atividades do "Projeto Energia que Transforma" da CELPE.


 


SAIBA MAIS:

Inaugurada em 1973, a barragem de Tapacurá é de concreto, foi construída pelo extinto DNOCS, cujo reservatório tem capacidade máxima de 94,2 milhões de m³ e abastece a porção sul da Região Metropolitana de Recife (RMR). Barrando o rio Tapacurá, afluente do rio Capibaribe, a represa também tem a função de conter as enchentes fluviais da RMR. 



Mananciais: Rio Tapacurá, Rio Duas Unas e, posteriormente, com unidades de captação construídas 
durante situações de emergência, os Rios Capibaribe e Várzea do Una. 




Professora de Geografia Karina Almeida com os estudantes do 1º ano Ensino Médio


Estudantes do 1º ano do Ensino Médio acompanham
as explicações juntos com a professora Rosélia Pereira


Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela
Aqui o futuro começa todos os dias!