sexta-feira, 16 de agosto de 2013

EREM José Vilela visita o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP)

Em parceria com a Secretária de Educação de Pernambuco, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP) abre suas portas para professores e alunos da rede estadual de ensino. O objetivo do convênio é capacitar professores na área de história pernambucana e, ao mesmo tempo, despertar nos estudantes o interesse pelo conhecimento e pesquisa através de visitas realizadas à sede do instituto.

Estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio do José Vilela foram os primeiros a fazer a visitação ao Instituto no dia 07 de agosto.

Estudantes do 2º ano B com o professor Williams Gomes e a equipe do IAHGP

Estudantes do 3º ano A com a professora Marta Maria e a equipe do IAHGP

Estudantes do 2º ano B

























Localizado na Rua do Hospício, no centro do Recife, o IAHGP é o mais antigo instituto do segmento do País. Fundado no século XVIII, o local guarda documentos originais que narram a história de Pernambuco e do Brasil, além de uma biblioteca e um museu com objetos decorativos, e utilitários, como aparelhos de jantar, prataria, vestuário e objetos pessoais em geral. O espaço também exibe grande quantidade de telas e retratos de figuras importantes da história, além de peças de mobiliário (mesas, cadeiras, armários, etc.) de casas urbanas e rurais, que traçam um interessante perfil da sociedade pernambucana.



“A iniciativa partiu da necessidade de aproximar estudantes, professores e sociedade em geral do nosso acervo. O local é bastante visitado, porém sempre por estudiosos da área, acadêmicos. Pretendemos ampliar esse público, contribuindo para a formação de crianças, despertando nelas o interesse pela história,” argumentou a gestora do convênio, Carmelita Passos, lembrando que a partir desta quarta-feira (07), o Instituto passa abrir suas portas a partir das 8h para facilitar as visitações.












O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) foi fundado em 1862. É o Instituto Histórico estadual mais antigo do Brasil. Ao longo dos seus 151 anos de existência ininterrupta, constituiu-se num referencial nacional e internacional. Seus acervos (biblioteca, arquivo e museu) e sua Revista representam uma fonte inesgotável para pesquisadores de várias áreas do saber. Autêntica casa de Pernambuco, o IAHGP é baluarte de defesa da história e da cultura do povo pernambucano.


 

Além das visitas para alunos a partir de 12 anos, a parceria também inclui uma programação para educadores e técnicos especialistas nas áreas das ciências humanas através de cursos e debates promovidos pelo IAHGP. Serão dois ciclos compostos por 10 palestras de temas variados, aos sábados, com carga-horária de 8 horas cada, e três cursos com carga de 20 horas. A programação se estende até abril de 2014. 
De acordo com o gestor da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação, Luciano Freitas, a seleção das escolas vem sendo feita pelas GREs que estão entrando em contato com os gestores das unidades para agendar as visitas. As escolas José Vilela e Álvaro Lins foram as primeiras da lista. 















Serviço: Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP)

Endereço: R. do Hospício, 130 - Boa Vista, Recife - PE, 50060-080
Telefone:(81) 3222-4952


 







Com informações de: http://www.educacao.pe.gov.br/portal/ 
                                  http://www.institutoarqueologico.com.br/


Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela
Aqui o futuro começa todos os dias!

EREM José Vilela participa do 54° Jogos Escolares de Pernambuco

A equipe feminina de vôlei mirim, bi-campeã dos Jogos Escolares (2011/2012), do José Vilela participou do 54° Jogos Escolares de Pernambuco

Equipe feminina mirim bi-campeã (2011/2012) do José Vilela
Acompanhadas pelo professor de Educação Física Wilson Carvalho, as atletas da Escola, dessa vez, não levaram o título de campeãs, mas tiveram uma boa participação nos jogos.


Professor Wilson Carvalho

Time de vôlei com o professor Wilson Carvalho

                      Parabéns pela participação, meninas !




Equipe feminina do José Vilela socializando com outras atletas


 


Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela
Aqui o futuro começa todos os dias!

Parabéns, Eduardo Alves !

O Blog e toda comunidade escolar do EREM José Vilela parabeniza o estudante Eduardo Alves, do 2º ano médio - turma A, por ter sido selecionado no Programa Ganhe o Mundo da Secretária de Educação de Pernambuco.

Professora Luciana Monteiro, Eduardo Alves, professora Adália Bacalhau
e a gestora do EREM José Vilela Maria Luciene

Eduardo Alves
Eduardo viajou na última quarta-feira, com outros estudantes selecionados, para intercâmbio estudantil nos Estados Unidos.

O destino de Eduardo é a cidade de Provo, localizado no estado norte-americano de Utah, onde ficará até o mês de janeiro de 2014.

Eduardo Alves com seus familiares

Eduardo Alves e a gestora Maria Luciene


Parabéns, Eduardo!
Desejamos o melhor para você e 
já estamos com saudades.  


Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela
Aqui o futuro começa todos os dias!


Aulas interdisciplinares

Procurando diversificar a metodologia de ensino, o EREM José Vilela promove aulas de conteúdo interdisciplinar na busca de um melhor resultado do processo de ensino-aprendizagem.

Foi realizada, recentemente, uma atividade nesse sentido coordenada pelos professores Wilson Carvalho, de Educação Física, e Williams Gomes, de História, Filosofia e Direitos Humanos.

Professor Wilson Carvalho fala sobre práticas de racismo nos esportes

Professor Williams Gomes mostra matéria em jornal sobre o racismo
O conteúdo da aula foi "O Racismo - como combatê-lo" e foi usado o tema "Racismo nos Esportes". Os professores mostraram exemplos de práticas racistas nos esportes através de matérias em jornais, revistas e internet, contextualizaram o tema, apresentaram informações sobre a Lei 7.716/89 (que regulamenta as práticas de crime de racismo no Brasil), e debateram com os estudantes formas de enfrentamento e como proceder para denunciar atos racistas.

Professor Wilson Carvalho falando sobre sua experiência no mundo dos esportes
e como combater o racismo
Professor Williams Gomes debatendo com os estudantes do 1º ano médio

Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela
Aqui o futuro começa todos os dias!

Radio J. V.

A Rádio J. V. está em plena atividade com programação diária no intervalo das aulas da  Escola, entre 10:00 h. e 10:20 h.,  e entre o horário do final do turno da manhã (12:00 h.) e começo do da tarde (13:00 h.)

Estudantes Anderson Tavares e Sergio Simões na Rádio J. V.

A Rádio é coordenada pelo prof. Fábio Maranhão e conta com a participação de estudantes monitores.
Sua programação inclui músicas de diversos estilos e informações e notícias sobre o dia a dia da Escola.

Estudantes Anderson Tavares e Sergio Simões na Rádio J. V.
Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela
Aqui o futuro começa todos os dias!


Participação na palestra "O amor na literatura" na União Brasileira de Escritores

 A Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela participou da palestra  "O amor na literatura" na União Brasileira de Escritores.

No dia 01 de agosto, em concorrido encontro na Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, no Recife, a União Brasileira de Escritores deu continuidade ao programa "O amor na literatura" com palestra do escritor Melchíades Montenegro Filho sobre as cartas de Abelardo e Heloísa e participação especial de Valma Dantas.

Os estudantes do EREM José Vilela foram convidados para esse encontro e acompanhados pela professora de Língua Portuguesa, Jacquelãine Santos, participaram como ouvintes da palestra. O destaque ficou por conta da estudante Andréa Alencar, do 3º ano médio, que recitou alguns poemas de sua autoria.





 



























SERVIÇO: O programa 'Quinta Romântica', coordenado pela escritora Bernadete Bruto, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura romântica e lírica. As sessões mensais ocorrem na primeira 5ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.







    

Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela
Aqui o futuro começa todos os dias!