terça-feira, 14 de maio de 2013

Estudantes já podem se inscrever para o Enem 2013




ENEM 2013

Prazo de inscrição termina no dia 27. 

Provas serão nos dias 26 e 27 de outubro.


Os estudantes já podem se inscrever  para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013). As inscrições foram abertas na manhã desta segunda-feira (13) e podem ser feitas até as 23h59 do dia 27 de maio no site do Enem no link abaixo:



O edital previa que a inscrição seria aberta às 10h, mas às 9h45 o sistema já estava disponível. A taxa de inscrição custa R$ 35 e pode ser paga até o dia 29 deste mês. O exame será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.

O Ministério da Educação calcula que 6,1 milhões de estudantes deverão se inscrever para as provas que podem garantir acesso à universidades federais e institutos federais de ensino superior, e nesta edição de 2013 promete mais rigor na correção da prova de redação e um investimento maior na segurança para evitar fraudes.
Criado em 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. O exame já tinha sido adotado em sua totalidade por várias universidades de destaque como a UFRJ e UFF, e nesta edição substituirá os vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, Ufes e UFRN, entre outras.
O Enem também é usado para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), solicitar benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e obter certificado de conclusão do ensino médio.
Como se inscrever
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio. Para isso, será preciso apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.
No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula com mobiliários acessíveis. Neste ano, também serão oferecidas duas opções de tamanho de letra da prova, além da usada pelos demais candidatos. Quem tiver necessidade poderá optar pela prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas) e pela prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas).

Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.
Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.
O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Quem não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas
Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras.
Fonte: http://g1.globo.com/educacao/enem/2013/noticia/2013/05/estudantes-ja-podem-se-inscrever-para-o-enem-2013.htm
Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela
Aqui o futuro começa todos os dias!

Museus em Pernambuco têm programação especial esta semana



Museus em Pernambuco têm programação especial esta semana


Atividades gratuitas começam nesta segunda (13) e seguem até domingo. Eventos marcam 11° edição da Semana Nacional de Museus no Brasil.


Começa nesta segunda-feira (13) a 11° Semana Nacional de Museus, que ocorre em todo o Brasil até o próximo domingo (19), para comemorar o Dia Internacional de Museus com atividades especiais. Em Pernambuco, a programação envolve dezenas de instituições com exposições, oficinas, debates, exibição de vídeos, shows, visitas guiadas e venda de produtos. Confira destaques da programação no estado. Para conferir a lista completa das atividades clique no link abaixo. Todas as entradas são gratuitas.


Museu do Estado de Pernambuco

Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela
Aqui o futuro começa todos os dias!

Vinicius de Moraes: homenageado no Momento Poético




Biografia


Vinicius de Moraes foi muito mais que nosso 'Poetinha', apelido carinhosamente atribuído a ele. Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes foi compositor, intérprete, escritor, jornalista, advogado, diplomata. Uma pessoa que viveu a vida ao máximo, passou uma metade dela viajando, a outra amando (teve nove casamentos).

O jovem Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes



O menino nascido na Gávea, Zona Sul do Rio, no dia 19 de outubro de 1913, era um apaixonado pelo mundo. Daí suas escolhas profissionais, em todos os sentidos. Obcecado pelo dom de viver, Vinicius sempre procurou fazer aquilo que lhe proporcionasse prazer. "Foi o único de nós que teve a vida de poeta", confessou o mestre Carlos Drummond de Andrade.

A carreira diplomática começou em 1943, e teve passagens pelos Estados Unidos, onde trabalhou como vice-cônsul, França, como segundo-secretário da embaixada, e Uruguai. Em 1957, passou a fazer parte da delegação brasileira na Unesco. Tais atividades só foram interrompidas em 1968, quando foi punido pelo Ato Institucional n.º 5 com aposentadoria compulsória do Itamaraty, depois de 26 anos de (bons) serviços prestados.

O jornalismo e a crítica de cinema foram outras ocupações profissionais. Trabalhou nos jornais Última Hora, A Manhã, Suplemento Literário, O Jornal e na revista Clima, entre outros lugares. Em 1936, ele foi nomeado representante do MEC na Censura Cinematográfica. O trabalho, puramente burocrático, resultou apenas na certeza da personalidade de Vinicius: ele dormia durante as sessões e nada censurava. Mais de bem com a vida, impossível! Uma atuação mais animada e engajada viria em 1947, com a fundação da revista Filme, da qual ele participou e manteve contato com diretores famosos como Orson Welles e Walt Disney.


Viajante que era, percorreu a Europa em 1952 com o objetivo de estudar a organização dos festivais de Cannes, Berlim, Locarno e Veneza. Em 1966, foi membro do Júri Internacional de Cannes. Mais uma do cinema na vida do poetinha: a sua peça teatral Orfeu da Conceição, de Marcel Camus, serviu de base ao filme Orfeu do Carnaval, premiado em 1959, com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, e em 1960, com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Vinicius era admirado não apenas por sua obra. Antes de poeta, ele foi uma pessoa querida por todos seus companheiros, parceiros e amigos. Um carioca da gema, como podemos definir pelo seu amor à cidade, que pode ser comprovado através dos sonetos e músicas. Nosso poetinha faleceu no Rio de Janeiro em 9 de Julho de 1980, mas seu legado ainda está presente nos corações dos apaixonados. Apaixonados pela vida, acima de tudo.




Prosa e Poesia
Apesar de respeitado profissionalmente na Diplomacia e Jornalismo, Vinicius seria lembrado, décadas mais tarde, por sua atuação em outras áreas: poesia, prosa, música. Na Faculdade de Direito, ficou amigo do romancista Otávio Faria, que descobriu e incentivou sua vocação literária. A estréia nas letras foi aos vinte anos, em 1933, com a publicação do livro O Caminho para a Distância. Porém, um ano antes, um poema de Vinicius foi incluído no jornal católico A Ordem: A transfiguração da Montanha. 



Na época, talvez Vinicius não soubesse ainda que se tornaria um dos mais admirados poetas brasileiros. Cinco anos depois, ele ganharia uma bolsa do Conselho Britânico para estudar Língua e Literatura Inglesa na Universidade de Oxford, na Inglaterra. A primeira de muitas idas ao exterior, profissionalmente ou por puro prazer. De certo que com a entrada na Literatura, algo acontecera com Vinicius, aquele menino que escreveu seu primeiro poema aos sete anos na Escola Primaria Afrânio Peixoto, no Rio. Por sorte dele, por sorte maior nossa.


Forma e Exegese, publicado em 1935, foi a segunda incursão de Vinicius pelas letras, seguida um anos depois por Ariana, a Mulher, livro considerado o apogeu da primeira fase de sua obra. A mística e ânsia pelo absoluto que imperava nas primeiras publicações do poetinha seria substituída por uma abordagem mais lírica e sensual, com passagens experimentalistas, em Novos Poemas (1938) e Cinco Elegias(1943). Tal fase coincide com o processo de amadurecimento do poeta.
Os temas de sentido social e de mundo tornariam-se uma constante na última fase de sua obra; uma poesia integrado ao cotidiano, em parte pelo fato de Vinicius ter morado em diversos bairros do Rio (Botafogo, Gávea, Ilha, Ipanema) durante a infância e juventude. Seus versos refletiriam, mais tarde, tal pensamento de mobilidade e amor pela cidade do Rio, como pode ser percebido em Poemas, Sonetos e Baladas (1946), Antologia Poética (1954), Livro de Sonetos (1957), Novos Poemas II (1959) e Para Viver um Grande Amor (1962).



Música
Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim e João Gilberto são nomes fundamentais quando se fala em Bossa Nova. Cada um teve papel importante no movimento de renovação da música popular brasileira. A mistura de samba e jazz teria como emblema canções como Garota de Ipanema. Vale lembrar que uma infinidade de poemas de Vinicius foi musicada durante esses anos e décadas depois, por admiradores da obra do poetinha.
Vinicius e Toquinho
Vinicius e Tom Jobim


Apesar de só se tornar conhecido pela sua produção musical através da Bossa Nova, a verve de músico de Vinicius sempre esteve presente em sua vida. O ambiente familiar contribui bastante para tal; o pai, Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, era violonista amador, e a mãe, Lídia Cruz de Moraes, era pianista também amadora. Na casa dos pais, durante os fins de semana, sempre havia música, com a presença do compositor Bororó, entre outros. Em 1927, quando cursava o último ano do antigo curso ginasial, no Colégio Santo Inácio, Vinicius tornou-se amigo dos irmãos Paulo e Haroldo Tapajós. Juntos, os jovens formaram um conjunto que tocava em festinhas.

Com Haroldo Tapajós, em 1928, compôs Loura ou Morena, canção que seria gravada quatro anos depois pelos dois irmãos. A partir daí, nosso poetinha 

se tornaria o letrista de dez músicas gravadas entre 1932 e 1933: sete em parceria com Haroldo Tapajós, duas com Paulo Tapajós e uma com o violonista J. Medina.



Em 1953, o primeiro samba de sua autoria seria composto: Quando tu passas por mim, em parceria com Antônio Maria. Dois anos depois, Vinicius montaria a peça Orfeu da Conceição, com música a cargo de um então jovem pianista; Tom Jobim. Surgia assim uma parceria que se estenderia por toda a vida profissional e pessoal. A peça, que estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, se tornou um sucesso, lançada em seguida em disco.

Eternizando a parceria com Tom Jobim, uma série de intérpretes passa a gravar as composições da dupla. Elizeth Cardoso lança, em 1958, o disco Canções do Amor Demais, em que estavam incluídas Luciana, Estrada Branca, Canção do Amor Demais e Chega de Saudade. Um ano depois, Lenita Bruno lança Por Toda a Minha Vida. Outro importante parceiro de Vinicius foi Carlos Lyra. Os dois se conheceram em 1961, ano em que compuseram juntos Você e Eu e Coisa Mais Linda, entre outras.

Em 1962, em parceria com Pixinguinha, compôs a trilha sonora do filme Sol sobre a Lama, de Alex Viany. Ainda nesse ano, conheceu Baden Powell, com quem compôs as belas Samba da Bênção, Tem Dó, Samba em Prelúdio, Consolação, Canto de Ossanha e Samba de Oxóssi.
Vinicius e Toquinho
O ano de 1962 foi bastante pródigo para o poetinha. No show Encontro, realizado junto a João Gilberto, Tom Jobim e do grupo Os Cariocas, foram lançados seus maiores sucessos: Garota de Ipanema, Só danço Samba, Insensatez, Ela é Carioca e Samba do Avião, todas as canções parcerias com o maestro Tom Jobim. No ano seguinte, Vinicius somaria mais uma parceria profissional e pessoal: Edu Lobo, com quem compôs Arrastão.

Outras parcerias musicais seguiriam: Francis Hime, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Toquinho (na foto acima, com quem compôs Tarde em Itapoã). Mais do que parceiros, amigos de um boêmio, poeta do cotidiano e amante das mulheres. O nosso eterno poetinha.

Manuel Bandeira, Chico Buarque, Tom Jobim e Vinícius de Moraes

Fonte: http://www.casadobruxo.com.br/poesia/v/esp_vm01.htm




Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela
Aqui o futuro começa todos os dias!


Momento Poético




O Blog convida todos os estudantes e comunidade escolar para participar do Momento Poético que será realizado no dia 16 de maio, na biblioteca da Escola.

O Momento Poético irá homenagear o centenário de Vinicius de Moraes e terá apresentações de poesias e músicas para lembrar do "Poetinha", apelido carinhosamente atribuído a ele.




Todos os estudantes e comunidade escolar podem se escrever para se apresentar na homenagem até o dia 16, dia do evento. É só procurar Jucedi, uma das organizadoras do Momento Poético na própria biblioteca.



Escola de Referência em Ensino Médio José Vilela
Aqui o futuro começa todos os dias!