quinta-feira, 31 de maio de 2012

Eleição do Grêmio Estudantil


Clima de alegria e de cooperação
na apuração dos votos
     Desde o mês de abril tiveram início em nossa Escola as atividades de organização para a eleição da Diretoria do Grêmio Estudantil. Durante este período duas chapas se organizaram (New Directions e Força Jovem), elaboraram suas propostas e fizeram campanha entre seus colegas, visitando as salas de aula, conversando e expondo suas plataformas de campanha em cartazes nos quadros de avisos da Escola.
     Embora as atividades do Grêmio sejam do interesse e da responsailidade dos estudantes os professores Williams Gomes e Airton Simões somaram-se às atividades de organização da campaha e das eleições no sentido de orientarem os trabalhos.
     Na última sexta feira, 25 de maio, ocorreu a eleição nos três turnos e no dia 28 após a apuração dos votos, foi eleita a chapa Força Jovem que será empossada no próximo dia 4 de junho. Os membros da chapa vencedora presentes na apuração declararam depois da apuração do resultado que pretendem realizar um curso de grafitagem na Escola além de pensarem em promover, ainda este ano,  um torneio de esporte para os estudantes, em artuculação com os professores de Educação Física.

Apuração dos votos:
representantes das duas chapas presentes.

Estudantes de ambas as chapas
em momento de solidariedade política

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Momento Poético




O momento poético já é uma tradição em nossa escola. Neste dia 25 de maio cerca de 50 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio reuniram-se na Biblioteca para declamar e ouvir poesias em homenagem ao Rei do baião Luís Gonzaga.

Saiba mais sobre nosso Momento Poético
na seção BIBLIOTECA deste blog!

Aprender a ser: Gincana da vida

          A sexta feira 25 de maio em nossa escola foi um dia de reflexão e de alegria motivada pela gincana e palestra porporcionada pelo projeto social Guia Brincalhão patrocinado pelas lojas Pink Biju do empresário Daniel Dietrich. O projeto tem como objetivo falar do amor de Jesus para sensibilizar  os jovens (sem falar de religião e nem de Igrejas) sobre os valores da família e a necessidade de viver sem drogas.
          O espetáculo é divertido e atrai a atenção dos jovens através de várias brincadeiras que vão sintonizando a plateia na pedagogia dos valores humanos e cristãos. O palhaço Popi (Ezeo Rodrigues) e e sonoplasta Pedro Manuel vão ministrando algumas provas de gincana e divertindo os jovens e em seguida conduzem os presentes a uma reflexão profunda sobre a importância da família, da fé e das boas relações humanas.
          A gincana e palestra do projeto social Guia Brincalhão foi agendado em nossa escola pela Secretaria de Educação do Estado e, certamente, foi uma rica contribuição ao nosso esforço de desenvolver em nossa unidade de ensino um dos quatro pilares da educação: aprender a Ser!

Através de brincadeiras, os jovens vão ficando sintonizados
com a pedagogia dos valores humanos e cristãos

A palestra-testemunho do palhaço Popi
favorece a reflexão sobre o valor da família, das relações humanas
e da negação ao uso de drogas

A professora Luciene, gestora da Escola,
agradece pela realização do evento
em nossa unidade escolar.

______________
Seja seguidor(a) do nosso blog!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ginástica Laboral

     No ano de 2011 o prof. Wilson Carvalho iniciou em nossa Escola a atividade de Ginástica laboral como iniciativa para favorecer a melhoria da qualidade de vida e da aprendizagem mediante relachamento corporal e exercícios de respiração.
     A partir deste ano de 2012, essa atividade está se universalizando como prática para todas as turmas da escola no primeiro e segundo turnos com a coordenação dos três professores de educação física desses turnos: Prof. Wilson Carvalho, Prof. Adália Bacalhau e Prof. Elisângela Bruno. Confira a seguir a entrevista que realizamos com a Prof. Adália: 


E N T R E V I S T A   C O M  
Professora Adália Bacalhau




Professora de Educação Física com graduação na UGF-RJ.
Especialista em Reabilitação Motora-UGF-RJ.
Pós-graduada em Educação Física Escolar-UGF-RJ.
Mestra em Dança Criativa-UGF-RJ.

Atuando na área de Dança e Educação,desde 1988.
Na área de reabilitação ,desde 2000.
Com experiencia de Ginástica Laboral no Grupo VOTORANTIM de 1999 até 2005.


O que é a ginástica laboral?
A Ginástica Laboral,foi desenvolvida com o intuito de dar suporte muscular e respiratório aos trabalhadores durante o seu "LABOR". Aumentando a disposição para o trabalho,melhorando o desempenho físico e mental dos trabalhadores no seu dia-a-dia. Essa Ginástica consiste em alongar e fortalecer os músculos que encontram-se tensos e encurtados,como também desenvolver uma maior capacidade respiratória.

Por que é importante realizar essa atividade com os estudantes?
Verificamos que quando os estudantes chegam a Escola,a musculatura encontra-se relaxada.Portanto o rendimento no aprendizado acontece de maneira mais satisfatória.
Com o decorrer das atividades diárias os estudantes ficam um pouco dispersos e até mesmo cansados,com essa rotina de Alongamentos e Exercícios Respiratórios,o desempenho volta a atingir seu ápice.

Depois que aprenderem a realizar a ginástica laboral nossos estudantes podem ser disseminadores dessa atividade?
O objetivo de desenvolver essa Ginástica com os nossos estudantes é principalmente  facilitar a realização das tarefas diárias. Na Escola como em todos os seus afazeres.É importante manter sempre o corpo preparado para as atribuições do  dia. São exercícios de simples execução e um tempo minimo para realização,podendo ser feito em qualquer lugar e sem equipamento especifico.

Que resultados se podem esperar, a partir da laboral, nas atitudes dos nossos jovens? Por quê?
Através da realização de uma Ginástica onde a musculatura é trabalhada para descompressão ,a circulação de oxigênio acontece com mais fluidez.Isso trará uma concentração maior para nossos jovens. Havendo assim uma recuperação na aquisição de conhecimentos,pois houve uma renovação de estímulos nervosos.O rendimento com certeza irá crescer.

Professora Adália e os multiplicadores
da laboral em sala de aula

Estudantes aderiram com simpatia à ginástica laboral
em nossa Unidade Escolar

8a. B realizando ginástica laboral depois do recreio




Escola José Vilela
Aqui o futuro começa todos os dias.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

José Vilela na Expoidea

Visão panorâmica da Expoidea


Entre os dias 8 e 11 de maio nossos estudantes estarão visitando a EXPOIDEA e tomando contato com apresentações de trabalhos e experiências nas áreas de Cultura, Ciência e Tecnologia. Esta oportunidade de poderem visualizar produções nos diversos campos da atuação humana vem cooperar com as ações e projetos desenvolvidos em nossa escola que visa ampliar as formas de transmissão de conhecimento e valorizar a criatividade. Ao todo 160 estudantes da Escola José Vilela estarão visitando a Expoideia, sendo 40 por dia durante toda a semana.
Nossos estudantes participando do Expogame

Exposição de software
de Ciência, Geografia e Química