terça-feira, 24 de abril de 2012

Formando nosso Grêmio Estudantil

Professora Luciene apresentando
a formação da diretoria
do Grêmio Estudantil
          No dia 20 de abril demos início às reuniões para formação da comissão Pró-Grêmio que irá organizar as etapas de inscrição das chapas e de condução da campanha eleitoral, eleições e posse do nosso Grêmio Estudantil.
          As reuniões estão acontecendo nos três turnos e os estudantes estão sendo motivados a participar do processo de organização do grêmio como forma de tomarem parte desta entidade que auxilia na vivência da cidadania e da solidariedade entre os estudantes. 
          A professora Luciene Andrade, gestora da escola, e os professores Airton Simôes e Anselmo Cabral estão apresentando aos estudantes o processo histórico de formação dos grêmios estudantis, as leis que autorizam sua existência, os cargos que compõem a diretoria e a importância do grêmio estudantil para a escola.

Professor Anselmo explicando sobre as lutas históricas
que levaram à conquista da formação dos Grêmios Estudantis

A nossa Páscoa

          No dia 16 de abril vivenciamos em nossa escola a celebração ecumênica da Páscoa do Senhor. Neste ano tivemos como pregador o pastor Gilvan Dias que atendendo a solicitação da Escola falou a partir do tema "Cantai ao Senhor um cântico novo - salmo 96).
          Todos os anos esta celebração acontece em nossa unidade de ensino como forma de valorização da prática religiosa e da fé, que se contitui num dos pilares da formação do ser humano integral: fisica, intelectual e espiritualmente compreendido.
          Além da participação do pastor Gilvan Dias também abrilhantaram a nossa noite de celebração as apresentações culturais dos estudantes: Mariana de Freitas, Wanclécia Santos, Larisse Fonseca, Vitória Regina, Ana Karina, Monalisa, Diévilly Danielle e Maria Eduarda, que apresentaram coreografias a partir de cânticos religiosos e dos estudantes Gustavo e Renan que participaram apresentando músicas religiosas.
          Em nossa linda noite de oração estiveram presentes professores, funcionários, estudantes, pais, colaboradores da escola e pessoas da vizinhança.

Coreografia das nossas estudantes

Professora Maria José Dias,
nossa educadora de apoio
conduzindo a celebração

Pastor Gilvan Dias
"Cantai um cântico novo!"

quarta-feira, 4 de abril de 2012

No Museu do Estado de Pernambuco


Professores da
Escola José Vilela
que acompanharam a excursão
ao mepe
          A manhã do dia 4 de abril trouxe para 31 estudantes da Escola José Vilela a oportunidade de um grande 'mergulho' na história e na cultura pernambucana por meio de uma visita ao Museu do Estado de Pernambuco (mepe) que realizaram sob a coordenação dos professores Maria Luciene, Airton Simões, Anselmo Cabral e Williams Gomes.
          Na visita, os nossos alunos  agrupados em duas equipes, puderam conhecer o espaço Cícero Dias também sediado nas dependências do mepe e, em seguida, seguiram para uma incursão no andar térreo e primeiro andar do casarão sede do museu, antiga propriedade do Barão de Beberibe.
          Do acervo do museu, o grupo de estudantes da Escola José Vilela formado por alunos de 8a. série do Ensino Fundamental ao  terceiro ano do Ensino Médio tiveram contato com peças de várias épocas históricas do nosso Estado, podendo tecer relações de sentido e de significados políticos e culturais a partir das explicações que recebiam e das perguntam que, ao formularem, demonstravam estar conectados com a importância do acervo exposto.
Nosso grupo de estudantes
chegando ao mepe
          Alguns momentos mais marcantes da excursão no primeiro andar do casarão foi a observação das fotografias da cidade do Recife que apresentam a disposição urbanística da cidade antes das reformas ocorridas no início do século XX, e que permitem visualizar as intervenções realizadas no espaço público por razões do esforço de modernização que ocorreu em todo o país após a proclamação da República.
Na construção do conhecimento
a interação afetiva
entre alunos e professores
auxilia na transmissão de valores.
Este é um objetivo básico
na nossa escola
          No andar superior do casarão sede do mepe, o conjunto de pinturas, mobiliário e peças decorativas de vários séculos possibilitaram uma viagem pela história e suscitaram indagações capazes de estimular a curiosidade histórica. Embora não seja permitido fotografar dentro do museu, é certo que nossos estudantes registraram em sua memória as informações recebidas e guardaram consigo o desejo de voltar outras vezes ao mepe e continuarem avançando no seu aprendizado histórico e artístico.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Aluno que se destaca


     Abordando a temáticas culturais, o jornalista Ivan Moraes que atualmente produz e apresenta o programa PE NA RUA veio até a nossa escola para realizar entrevista com um de nossos estudantres, Gustavo Andrade do 3o. ano A.
     Na tarde de 3 de abril Gustavo respondeu às questões postas pelo jornalista e destacou a importância da escola para a percepção cultural e estética dos jovens. 
     O programa será veiculado na Tv Pernambuco, no próximo dia 15 de abril às 20h30min.
    
     Confira!