sexta-feira, 30 de março de 2012

Conhecendo o Palácio do Governo

Estudantes da Escola José Vilela
chegando para visitar
o Palácio do Governo
de Pernambuco
          Neste dia 30 de março, nossos estudantes participaram de uma visita ao Palácio do Campo das Princesas, sede do poder executivo do governo do Estado de Pernambuco. A visita aconteceu em duas turmas agrupadas nos horários do turno da manhã e da tarde, perfazendo um total de 76 estudantes.
          Os alunos foram muito bem recebidos pelos acessores do Palácio que lhes mostraram diversos ambientes e explicaram elementos importantes da História daquela Casa, bem como vários símbolos ali expostos sobre a nossa cultura.
          Na ocasião, os estudantes da Escola José Vilela acompanhados por seus professores  Luciene e Anselmo (pela manhã), Manuela e Luciana (pela tarde) conheceram os jardins, andar térreo e primeiro andar do Palácio, que oferecem acesso, por exemplo, aos quadros dos anteriores governadores do nosso Estado, além da área íntima do prédio, do salão dos banquetes e de inúmeros elementos decorativos, artísticos e simbólicos.
         A visita foi um momento importante de aprendizado de história e arte, muito significativa para a formação estética e cidadã dos nossos jovens.
          Em seguida à visita no Palácio do Campo das Princesas os estudantes também estiveram presentes ao Espaço Cícero Dias, sediado no andar térro da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco, onde tiveram contato com exposição de fotografias, pinturas, desenhos e mapas antigos da cidade do Recife.

Imagens dos nossos estudantes
em visita ao Palácio do Campo das Princesas

No hall de entrada do Palácio

Exposição dos quadros
dos ex governadores de Pernambuco

No salão dos banquetes

Explicação do vitral
com símbolos da História de Pernambuco

No Espaço Cícero Dias:
Identificando alterações no mapa do Recife


______________________
Escola José Vilela:
Aqui o futuro começa todos os dias!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Espaço Ciência

          Abrindo as atividades relacionadas à Semana da água, cujo dia será comemorado em 22 de março, nossos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio participaram de uma visita com acesso a várias oficinas no Espaço Ciência, em Olinda.
          48 estudantes, acompanhados por três professores da escola, receberam instruções dos acessores do Espaço Ciência sobre a importância da água, seu valor para a vida humana, e as formas mais inteligentes e adequadas para sua utilização nos dias de hoje, quando já é crescente a consciência de que este é um recurso natural não-renovável.
          No início da visita, que aconteceu no dia 19 de março, no turno da tarde, nossos estudantes puderam assistir com a apresentação de um vídeo sobre a presença da química em todas as situações da vida cotidiana e participar de experimentos quimicos envolvendo processos de transformação de soluções. Na sequência, os jovens ainda tiveram a oportunidade de interagir com uma exposição sobre a produção de alimentos através da hidroponia e construir um instrumento simples para essa prática a partir da reutilização de garrafas PET. Uma outra atividade da qual puderam participar foi a explicação sobre medição pluviométrica onde entenderam mais um pouco sobre a formação e a incidência das chuvas no Grande Recife.
          Para nossos estudantes esta foi uma oportunidade a mais (e muito importante) para entrar em contato com o imenso e valioso mundo do conhecimento científico, sempre sob a orientação que recebem na escola de que, no contato com o mundo, é preciso elaborar perguntas e encontrar respostas que ajudem a melhorar o meio ambiente em proveito de todos.

Imagens da nossa excursão:
Chegando ao Espaço Ciência

Parte do grupo que assistiu
à exposição sobre  a presença da química no mundo

Experiências de transformação de soluções

Explicação sobre medição de chuvas

Oficina de hidroponia

quinta-feira, 8 de março de 2012

Alegria e reconhecimento aos melhores

Placas em homenagem
aos melhores alunos de 2011.

          Neste dia 8 de março junto com as celebrações do Dia Internacional da Mulher, os professores da Escola José Vilela externaram sua alegria em homenagear os alunos que alcançaram os melhores resultados em suas turmas, no exercício do ano letivo de 2011. A apuração foi realizada a partir da análise do último conselho de classe onde não apenas as notas foram levadas em consideração, mas também o empenho geral de cada estudante pela participação nas atividades pedagógicas e pela prática dos valores humanos e cidadãos que são a alma dos objetivos formativos da nossa unidade escolar.
Alunas melhores de suas turmas em 2011
          Em cada turno houve um momento para a entrega das homenagens e algumas apresentações artísticas, realizadas também por alunos da escola, em honra ao dia da Mulher. Estiveram presentes além dos nossos estudantes e mestres, também muitos pais que se emocionaram com o reconhecimento dado aos seus filhos e elogiaram o trabalho da escola.




Alguns momentos felizes
do nosso dia:
 

Escola José Vilela
Aqui o futuro começa todos os dias!

EMI - Aulas inaugurais de 2012

A trilha do conhecimento:
alegria e conteúdo escolar!
Coordenação da Professora Adália Bacalhau

          Nos dias 6 e 7 os estudantes do Ensino Médio Inovador participaram de aulas festivas onde, por meio de atividades lúdicas, receberam as informações sobre os encaminhamentos do ProEMI/2012  e puderam, ainda, conhecer os professores e as atividades que desenvolverão no contra-turno. Nossa escola, a partir deste ano passa a ter os três anos do ensino médio diurno envolvidos neste programa perfazendo um somatório de mais de duzentos estudantes que estarão participando de disciplinas inovadoras e estimulantes que têm por objetivo articular os conhecimentos de forma interdisciplinar e promover aprendizado mais significativo no Ensino Médio, de modo que a formação proporcione melhores resultados em suas vidas.
Professor Fábio Maranhão
expondo os resultados alcançados
na disciplina de Produção musical em 2011
       
  No dia 6 de março (terça feira)  as atividades foram iniciadas com a apresentação do Programa para os estudantes das duas turmas do primeiro ano que estão chegando para esta nova experiência. A seguir, os alunos participaram da trilha do conhecimento e, brincando, puderam organizar torcidas e responder a perguntas relativas às séries anteriores ao Ensino Médio. Alegria e conhecimento marcaram esta atividade que despertou nos jovens o interesse pelos novos desafios que se descortinam para eles nesta nova fase da educação básica.
Professora Luciene Andrade
coordenando o jogo das caixas

         Na quarta feira, dia 7 de março, foi a vez dos segundos anos e do terceiro ano participarem de sua aula inaugural de 2012 com a dinâmica das caixas. Também através de uma atividade lúdica, intercalaram a retomada dos conhecimentos já adquiridos e concorreram a vários prêmios doados pelos professores da escola. A manhã foi proveitosa tanto no sentido da retomada dos conteúdos quanto na sua qualidade motivacional para a continuidade das atividades do Pró EMI em nossa Unidade Escolar.